A equipe do Dropbox veio a São Paulo para anunciar uma novidade para os brasileiros: a partir de hoje, a interface web e os aplicativos do serviço de armazenamento de arquivos na nuvem poderão ser utilizados em português. Segundo o Dropbox, que já possui mais de 100 milhões de usuários no mundo, o número de pessoas que usam o serviço mais que dobrou no Brasil em 2012.

dropbox-logo-coletiva-sp

Para anunciar a tradução para o português, o Dropbox liberou um infográfico mostrando a atividade dos brasileiros no serviço. No Carnaval, mais de 1 milhão de fotos por dia foram enviadas através do recurso de upload automático de imagens, o Camera Upload. E o Dropbox também é bastante usado em universidades: mais de 13,5 mil alunos da Universidade de São Paulo participaram do Great Space Race, uma campanha que dava até 25 GB de espaço adicional por dois anos.

Na entrevista coletiva, os funcionários do Dropbox revelaram que os brasileiros enviam 25% mais arquivos que a média mundial. Além disso, mais de 90% dos arquivos hospedados no serviço são fotos. Segundo eles, como o espaço disponível nas contas é limitado (cada usuário recebe inicialmente 2 GB), os usuários não costumam usar o Dropbox para compartilhar arquivos que violem direitos autorais.

dropbox-brasil

O pessoal do Dropbox adiantou que um novo menu estará disponível para que os usuários possam acompanhar a atividade da conta. Esse menu exibirá, por exemplo, convites para compartilhamento de arquivos e alterações recentes em documentos – algo como uma central de notificações. A novidade deve ser anunciada oficialmente em breve.

Apesar do lançamento da versão em português, o serviço continuará sendo cobrado em dólar – atualmente, é possível obter 100 GB de espaço adicional por US$ 9,99 ao mês. Um escritório do Dropbox no Brasil também não deve aparecer tão cedo: o pequeno grupo de funcionários atualmente trabalha em San Francisco, na Califórnia, e o primeiro escritório fora dos EUA deve ser inaugurado até o fim do ano na Irlanda.

Os aplicativos para Windows, OS X e Android, bem como a interface web, ganharão tradução para o português ainda hoje. A versão para iOS será atualizada nas próximas semanas. Como a equipe do Dropbox é pequena, não há planos para o lançamento de um aplicativo oficial para Windows Phone – a solução, por enquanto, é acessar o Dropbox através do navegador.

Receba mais sobre Dropbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados